segunda-feira, 6 de junho de 2011

Palavra Chave

Eu sei que esse assunto parece meio maçante – mas, na verdade – não é.

Palavras-chave é o tipo de assunto que muitas pessoas – particularmente os iniciantes – nunca, realmente, importam-se em aprender. O que é uma pena – porque investir algumas horas pesquisando sobre palavras-chave pode aumentar muito as chances de atrair tráfego gratuito e qualificado para o seu site.

Mas vamos por partes. A pergunta óbvia é a seguinte…
…o que, exatamente, são Palavras-Chave?

RESPOSTA: Palavra-chave é a “frase” que nós digitamos no Google (ou qualquer outro motor de busca) quando estamos fazendo buscas na Internet a respeito de algum assunto em particular.

Por exemplo -

- se você quisesse alugar um imóvel em Brasília, você poderia digitar no Google “apartamentos brasília”. Nesse caso, “apartamentos brasília” é uma palavra-chave. Se você quisesse conhecer os benefícios do chá verde, poderia pesquisar por “benefícios do chá verde” ou “chá verde benefícios“, em que essas seriam as palavras-chave.

E assim por diante. Nós usamos palavras-chave a todo momento – quer você esteja ciente disso ou não. Toda vez que você faz uma pesquisa na Internet – você usa palavras-chave.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Por favor, note o seguinte:

Apesar do termo correto ser palavra-chave – uma palavra-chave pode também conter algumas palavras.

Por exemplo – apesar do termo “como ganhar dinheiro na internet” ser formado por CINCO palavras separadas – ele é considerado UMA palavra-chave.

(Nesses casos, alguns até preferem usar o termo frase-chave – mas palavra-chave é o termo universalmente usado)
Palavras-Chave de Cauda Longa e Cauda Curta

Você já deve ter ouvido falar de palavras-chave de “cauda longa” (long tail) e “cauda curta” (short tail). Se ainda não – você vai conhecer agora!

Elas se referem à quantidade de palavras que existem na palavra-chave.

Por exemplo, vamos imaginar que você vai fazer uma pesquisa no Google pelo termo “hotéis baratos no centro de curitiba“.

Essa é considerada uma palavra-chave de cauda longa – pois você digitou 6 palavras para definir seu termo de pesquisa.

Isso significa que os resultados que aparecerão no Google serão mais focados – do que se você digitasse – vamos supor – somente “hotéis curitiba“.

Nesse segundo exemplo – “hotéis curitiba” é conhecido com uma palavra-chave de cauda curta – pois só há, na verdade, 2 palavras.

Ok, mas agora é o seguinte…

Você obterá MAIS resultados de pesquisa para palavras-chave de cauda curta – mas haverá também MAIS competição.

O segredo é – encontrar palavras-chave de cauda LONGA que são populares – e que não tenham tanta competição.

É muito melhor ter ALGUM tráfego a partir de uma palavra-chave com poucas pesquisas – do que NENHUM tráfego de uma palavra-chave que é TÃO concorrida que seu site não tem nem chance de ser encontrado.
Por que palavras-chave são Importantes?

Para entender a importância das palavras-chave – você precisa entender como a busca na internet funciona.

Vamos usar como exemplo a empresa Google.

A Google possui o site www.google.com.br, que é uma search engine (motor de busca), ou seja, um software projetado para encontrar informações na Internet. (Bing e Yahoo são outros exemplos de empresas que têm motores de busca: www.bing.com e www.yahoo.com.br).

O seu funcionamento básico consiste em robôs (spiders) que percorrem os links na internet identificando páginas. Cada página é indexada e essa informação é disponibilizada para consulta de usuários.

Ao aparecerem no site www.google.com.br os resultados da busca de um usuário, o Google dá prioridade, de cima para baixo, a sites que estejam mais relacionados à(s) palavra(s)-chave buscada(s) pelo usuário.

Quanto melhor você utilizar palavras-chave populares – melhor posicionado o seu site estará no Google, resultando em mais exposição do seu site e, consequentemente, mais tráfego para ele.

Uma vez que você tenha uma lista de boas palavras-chave – tudo o que você precisa fazer é ter certeza de usar essas palavras nas páginas do seu site e em todo conteúdo que for gerar na internet.

Fazendo isso, as páginas do seu site serão favorecidas no Google, dentre as demais, e sua recompensa será ficar entre as primeiras posições dos resultados de busca.

Dizendo de forma mais simples – trabalhando bem com as palavras-chave certas – você pode ter um quantidade GRANDE e GRÁTIS de tráfego para o seu site.

Esse conjunto de estratégias, com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, é chamado de SEO – Search Engine Optimization (Otimização nos Motores de Busca).

E a parte básica de SEO não é difícil de fazer.
Como eu encontro palavras-chave?

Ok, mas como você encontra as melhores palavras-chave para descrever seu site? A idéia básica inicial é – tentar pensar como um usuário pensa quando ele estiver fazendo buscas sobre o seu nicho de mercado.

Vamos usar o seu site como exemplo (ou o seu futuro site, se você ainda não o criou).

Qual é o tema do seu site? Quais são os assuntos que ele aborda? Que produto ou serviço você está oferecendo?

Tente se colocar no lugar do internauta – e pergunte a você mesmo – se você estive procurando por um site parecido com o seu – que palavras-chave você digitaria na barra de pesquisa do Google?

É claro que você vai ser capaz de pensar sobre algumas – mas elas podem não ser as melhores. Você precisa descobrir as palavras-chave mais efetivas.

E há muitas ferramentas na internet que podem ajudar nisso, tanto gratuitas quanto pagas.

Dê uma olhada nesta em particular

https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal

Basta digitar as palavras que você pensou – e então, após clicar no botão “Pesquisar” – dezenas de palavras-chave relacionadas aparecerão.

Também aparecerão nos resultados o número total MENSAL de buscas pelas palavras-chave – de forma que você possa ver o quão QUENTE (ou não) são elas.

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